sexta-feira, 30 de março de 2012

Gagueira: um entrave que tem solução

Muitos gagos têm problemas para se relacionar, numa tentativa de não se expor. Segundo especialistas, a gagueira, um dos distúrbios da fala, tem origem neurológica. Pode ser causada por herança genética (55% dos casos) e/ou por lesão cerebral (45% dos casos) e não deveria ser tratada de forma pejorativa ou ser motivo de gozação. Isso pode desencadear uma série de conflitos sociais e emocionais na pessoa. "Com medo de ser ridicularizado, muitos alunos gagos se recusam a ler em voz alta, deixam de fazer perguntas e começam a se isolar. Estima-se que, atualmente, existam cerca de 60 milhões de gagos em todo o mundo, sendo que 1,6 milhão deles só no Brasil. O pior é que o número expressivo de gagos pode estar relacionado a professores que não sabem lidar com o problema na sala de aula. Ser ignorado na classe pode ser devastador para aautoestima de um aluno, mesmo que o professor esteja procurando uma forma de poupar a criança do constrangimento", revela a fonoaudióloga Catarina Franco, do Rio.

O professor pode ajudar:
- Inicialmente, até que o gago se ajuste à turma, faça perguntas que possam ser respondidas com poucas palavras.
- Se cada criança tiver que responder a uma pergunta, chame a que gagueja no início, porque a tensão e a ansiedade podem aumentar enquanto ela espera sua vez.
- Informe à sua classe que ela terá o tempo de que precisar para responder às questões e que você quer que todos raciocinem bem antes de responder e não apenas que se expressem rapidamente.
- Oriente os pais a procurarem a ajuda de um fonoaudiólogo.

Distúrbios que afetam a fala:

Dislexia
Distúrbio de aprendizagem relacionado ao processamento das letras, números e símbolos pela criança. Até os 3 anos, elas apontam atraso no desenvolvimento motor, como engatinhar, andar, sentar, falar. Dos 4 aos 7, apresentam lentidão na realização dos deveres na escola, como escrever e ler.

TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção)
Causa: fatores genéticos ou uso de remédios na gestação. Sintomas: desatenção, fala em demasia e instabilidade.

Autismo
Geralmente, afeta os meninos. Quem sofre do distúrbio, parece ser surdo, é insensível à dor e indiferente às pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário