Existem várias maneiras de incentivar a leitura. Eis algumas:
Todos os alunos, sentados em forma de círculo, para a realização da
leitura do dia;
Todos os alunos, após a leitura do livro, um por vez, farão a
apresentação do livro lido. Deverão, no seu momento, convencer aos demais que o
livro é bom;
O professor deverá sugerir 03 (três livros para os alunos escolherem.
Após, realizará a leitura e o desenvolvimento teatral do texto, envolvendo-os
na história e na dramatização;
O aluno fará o papel do autor para promover a propaganda do livro,
porém, não poderá contar o final do mesmo;
O professor selecionará algumas frases, parágrafos curtos, textos e
outros, colocando-os em uma “caixa”. No momento reservado à leitura, cada aluno
retirará da caixinha-surpresa o que deverá ler no dia;
Ao término da leitura, o aluno subirá no palanquinho para falar que
parte do livro gostou mais. Ele torna-se o centro das atenções;
No momento integração do “curtindo as leituras”, o zelador, o pai, a
coordenadora e outros mais, serão convidados para contar uma história;
O professor dividirá a turma em grupos de 2 a dois (dois a dois), que
simularão uma ligação telefônica para contar ao amigo o livro que escolheu e o
que mais lhe chamou a atenção ao tê-lo;
Cada aluno escreverá uma frase que identifique o livro por ele lido.
Essa frase vai para o painel, destacando a leitura realizada no dia;
O professor enfeita uma cadeira para colocá-la em frente aos demais
alunos e assim, o alunos escolhido, falará sobre o livro lido;
Cada aluno lerá uma página do livro, e ao final, todos terão
participado;
“Curtindo as leituras” é o momento onde o professor escolherá uma música
para trabalhar; a letra, a melodia e a interpretação... é um instante
descontraído e diferente;
O professor promoverá na escola, uma feira de exposição de livros lidos
pelos seus alunos. Convidará outras turmas para que, durante o evento, possam
apreciar as apresentações dos livros. Cada aluno apresentará 03 (três livros na
exposição;
Após a realização da leitura diária, o professor fará a divisão da turma
em grupos de 02 (dois a dois) ou 03 (três a três), para que, troquem
experiências sobre os livros lidos – cada um no grupo fala do livro que leu;
Lido o livro escolhido, o aluno apresentará o conteúdo da história
através de teatro – de vara, fantoches, dobraduras e outros;
Momento em que cada aluno terá a oportunidade de recontar uma história,
uma fenda, “causo” ou fato real;
É quando o professor colocará à disposição dos alunos, textos diversos
para leitura;
O professor escolherá um aluno para ser o repórter. As perguntas deverão
ser direcionadas para o questionamento pelo entrevistado;
Realizada a leitura do dia, o aluno deverá comentar os personagens que
mais se destacaram na história em questão;
O professor sorteia um aluno para trazer um texto que será lido naquele
dia;
O professor deverá escolher um dia para levar os alunos para a
biblioteca;
O professor pedirá aos alunos que tragam de casa textos variados, que
deverão ficar afixados em mural para que os alunos leiam;
Você traz vários livros de culinária, pede para escolher sua receita
predileta, escrevê-la no caderno e interpretá-la, começando por: qual é o
título do texto? Se for possível, faça o dia da culinária, execute com a turma
uma receita;
Levá-los a conhecer o cinema da
cidade e dar-lhes a oportunidade de assistir um filme para depois debatê-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário